Image Map

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Metrô

Fui de metrô para o HC hoje (para fazer mapeamento) com a minha mãe. Quando vou de metrô, gosto sempre de acompanhar a "fala" (Próxima estação .... Desembarque pelo lado .... do trem). Quando estava indo, eu nem acompanhei e na volta só acompanhei depois de umas quatro estações.

A minha mãe me perguntou se eu estava escutando pois ela leu a minha boca, respondi que sim e perguntei se ela estava, ela disse que um pouco.

Objetivo desse assunto: não me arrependi de ter feito o bilateral!

Beijinhos Sonoros

IC, mãe, filho e comunidade surda :S

Hoje, fui no HC para fazer mapeamento com a minha mãe que também fez.

Enquanto esperava me chamar, tinha um jovem (com mais ou menos 20 anos) com a mãe atrás de nós. A mãe queria que o filho fizesse o IC, e o filho não queria fazer.

A minha mãe olhou para trás e viu ela dizendo para o filho ver o IC da minha mãe, em seguida a minha mãe me chamou e disse que ele era surdo também.

A minha mãe teve a seguinte conversa (em LIBRAS):

- Por que você não quer operar?

- Porque você leva choque se você tocar no micro-ondas, no fogão...

- Nada a ver, a minha filha (apontando para mim) fez nos dois lados e faz tudo.

- Sabe falar?

- Sim, e sabe também LIBRAS.

- Que legal, ela nasceu surda e cresceu sabendo falar.

- Não, ela nasceu surda sim, ela fez o IC pequena, mas ela cresceu se dividindo entre dois mundos: o mundo silencioso e o mundo sonoro.

- Falei para você, vendo? - .disse a mãe.

A conversa encerrou quando a fono veio e me chamou e me perguntou se eu tinha pegado a senha, respondi que sim. E ela me pediu desculpas pela demora pois não mandaram o papel.

Eu fui com a Paola e a minha mãe com a Cris. Quando fui para a cabine de audiometria, eu vi que o jovem com uniforme (só com a blusa) para operar e achei que ele ia operar. Enquanto a Paola abria a cabine, ele falou em LIBRAS que audiometria é um saco, eu fiz um sinal de negação com a cabeça e entrei. Quando sai, ele falou nossa, demorou bastante e fiz sim com a cabeça e entrei na sala para aumentar.

Para as mães que tem filhos com mais de 18 anos: se o filho não quiser, não precisa obrigar (só não deixem a comunidade surda virar a cabeça dele *sem falar mal da comunidade ;).)

Beijinhos